Importância das fibras, BENEFÍCIOS QUE VÃO ALÉM:

By 8 de junho de 2020 Sem categoria

Fibra Alimentar é a porção de plantas ou substâncias semelhantes aos carboidratos que são resistentes à digestão. Quando consumidas, serão absorvidas no intestino delgado de humanos e terão fermentação completa ou parcial no intestino grosso.

Na alimentação, as fibras alimentares são fontes importantes para a regulação do trato intestinal. As fibras na alimentação estão presentes nos cereais, nas leguminosas, em hortaliças, em vegetais diversos e frutas.

A fibra insolúvel tem como papel principal melhorar o trânsito intestinal (movimentos intestinais), pois, aumentam o volume das fezes e em doses adequadas previne constipações, aquela “prisão de ventre”, por exemplo. Dessa forma, ajuda o intestino a funcionar melhor. A prisão de ventre é uma das queixas mais freqüentes, no meu consultório, e, provavelmente, você ou algum conhecido seu já passou ou passa por este desconforto.

As fibras solúveis depois de ingeridas, absorvem água e se transformam em um gel viscoso, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade, ou seja, maior período sem fome e ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue, pois esse ‘’gel’’ que se forma capta as moléculas de açúcar e gorduras e as elimina junto com as fezes.

Alguns dos principais benefícios que são adquiridos com o consumo de fibras:

  • Melhora do trânsito intestinal regular e combate à prisão de ventre;
  • Melhora do perfil do colesterol sanguíneo;
  • Previne o câncer de colón (por reter substâncias toxicas que são ingeridas);
  • Auxilia no emagrecimento, por dar mais saciedade e retardar a sensação de fome;
  • Previne o diabetes, pois, quando as fibras solúveis formam géis viscosos, reduzem a glicemia pós- refeição;
  • Previne de doenças cardiovasculares.

A maioria de nós já ouviu falar que o intestino saudável proporciona bem-estar, bom humor e é aliado no controle do peso e previne diversas doenças, contudo vale ressaltar que é sempre importante associar as quantidades ideais de fibras solúveis e insolúveis com o consumo de água. Sem a presença de água o consumo de fibras pode ser prejudicial à saúde.

Fique atento para a dica de sempre associar o consumo de fibras no seu dia a dia sem esquecer de consumir água suficiente para suas necessidades.

Caso você tenha uma queixa específica ou sofra de intestino preso, frequentemente, procure um nutricionista, pois o seu caso precisa ser pesquisado e tratado com maior atenção.

Ainda ficou com dúvidas?

Agende um horário exclusivo para você.

Referências: BERNAUD, Fernanda Sarmento Rolla; RODRIGUES, Ticiana C. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 57, n. 6, p. 397-405, 2013.

MIRA, GianeSprada; GRAF, Hans; CÂNDIDO, Lys Mary Bileski. Visão retrospectiva em fibras alimentares com ênfase em beta-glucanas no tratamento do diabetes. BrazilianJournalofPharmaceuticalSciences, v. 45, n. 1, p. 11-20, 2009.

Vamos Conversar
Olá, posso te ajudar?
Olá, posso te ajudar?
Powered by