Você sabia?
O JEJUM INTERMITENTE SEMPRE TEVE RELAÇÃO COM RELIGIOSIDADE E DE CONEXÃO COM A ESPIRITUALIDADE, NUNCA ANTES TEVE O PROPÓSITO DE EMAGRECIMENTO.
Com o crescente aumento de peso da população e o uso indiscriminado de dietas para o emagrecimento, o jejum intermitente surgiu como uma nova opção para a perda de peso.
O jejum mais comum envolve um dia de alimentação por um período de 24 horas, alternando com um dia de jejum (completamente ou parcialmente). Nesse caso, o organismo passaria, por exemplo, a utilizar a gordura estocada nos tecidos ao invés da gordura ingerida da dieta.
Alguns estudos mostram efeitos positivos, pois melhoram por exemplo, o perfil lipídico (LDL, colesterol total, triglicerídeos) ou melhora inclusive da glicemia e das respostas de fome e saciedade. Por outro lado, outros estudos dizem que em grupos analisados, houve casos de comportamentos compensatórios, onde os indivíduos comeram exageradamente antes de iniciar ou voltar ao jejum (mais ou menos 36 horas). Esse tipo de comportamento pode ser associado ao uso de laxantes, diuréticos e, como conseqüência iniciar distúrbios alimentares.
Alguns autores deixam claro que o jejum intermitente pode ser promissor para o emagrecimento e pode melhorar a saúde metabólica para aqueles que conseguem se adaptar ao jejum. Porém, dados atuais não permitem afirmar, que isto seja uma condição para todos, talvez não seja uma estratégia para você.
Artigos de diversos pesquisadores já evidenciaram que em pessoas que praticaram jejuns intermitentes, houve a ocorrência de perda de massa magra, ou seja, redução de seu peso em músculos que é exatamente o inverso que se deseja em dietas eficientes. Como assim? Pois é, dependendo dos manejos do jejum intermitente há inclusive aumento do percentual de gordura, devido à perda importante de massa magra. Vou ressaltar que uma pessoa magra é aquela que tem uma composição corporal que tenha melhor relação de músculos em relação ao percentual de gordura mais reduzido.
A orientação de um profissional de saúde qualificado é FUNDAMENTAL para que seu caso seja avaliado e a melhor estratégia seja traçada para você. Seguir o que muita gente faz pode não ter benéfico perante sua individualidade.
Efeitos do jejum intermitente no metabolismo humano. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2013