Em tempos de pandemia, tem sido desafiador atenuar o estresse e a ansiedade, não é verdade? Eu mesma nunca imaginei nesses meus mais de 40 anos de vida preparar um texto onde tivesse que abordar o momento pelo qual estamos passando, uma pandemia que vem mudando muita coisa no mundo.
As questões emocionais impactam sobremaneira nas nossas escolhas alimentares. Em muitos momentos, desejamos alimentos que nos confortem e que possam nos proporcionar boas sensações passadas ou algo que nos tire sentimentos de tristeza, de angústia ou até que nos recompense.
Sendo assim, acabamos preferindo alimentos que nos remetem a memórias afetivas ou a pratos preparados por parentes queridos. Podem ser também aqueles que nos lembrem da presença dos amigos e familiares.
Na prática do dia a dia, o que podemos incluir no cardápio para nos favorecer como aliados prevenindo a ansiedade e o estresse?
Então vamos agora falar de alguns deles:
A banana é fonte de vitamina B6 que é importante na regulação de neurotransmissores como a serotonina. Ela também é fonte de triptofano, proporcionando sensação de bem- estar, melhor humor e também favorece o relaxamento.
As frutas cítricas ou outras como acerolas, limões, laranjas, tangerinas, abacaxi, dentre outras, por serem fontes de vitamina C, contribuem modulando a secreção do cortisol, hormônio liberado diante de uma situação de estresse. A vitamina C, juntamente com outros antioxidantes presentes nessas frutas, promovem uma maior estabilidade do nosso sistema nervoso e tem ação protetora frente ao estresse.
Os peixes e alimentos fontes de ômega 3, tais como sardinhas, salmão e sementes de linhaça e chia, são alimentos que promovem redução de estados inflamatórios, que muitas vezes são provocadas pelo estresse constante, má alimentação e outras doenças, como a obesidade. Alimentos que melhorem esse quadro são fundamentais para preservar nosso sistema imunológico, principalmente, EM TEMPOS DE PANDEMIA, visto que, há risco de se contrair viroses ou infecções associadas e nesse caso as defesas podem estar menos capacitadas frente aos ataques de vírus, bactérias e micro-organismos.
O chocolate, fonte de cacau de boa qualidade, rico em antioxidantes contém nutrientes que estimulam a produção de mensageiros cerebrais responsáveis pelo bem-estar, bom humor, proporcionando também relaxamento por também por ser fonte de magnésio.
O cacau é fonte de polifenóis – substâncias que promovem melhor fluxo sanguíneo cerebral- favorecendo a saúde e a vitalidade. Estima-se que o consumo ideal seja de 30 g de chocolate meio amargo ao dia.
Vegetais verde escuros, tais como couve e brócolis, contêm folato (ácido fólico), que é uma excelente vitamina “antidepressiva natural”. O ácido fólico combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo, pode favorecer a maior irritabilidade e humor mais sensível. Os vegetais verde escuros, são também fonte de magnésio que têm ação nos músculos, além de exercer papel importante para atenuar as síndromes pré-menstruais( TPM). A dica é incluí-los no prato ou compondo as saladas no almoço e no jantar e deve-se consumir em média meia xicara desses vegetais uma vez ao dia, podendo incluí-los nos sucos verdes diariamente.